sexta-feira, 1 de maio de 2015

A História Oculta da Capoeira



Comentários sobre o livro The Hidden History of Capoeira: a collision of cultures in the brazilian battle dance, de Maya Talmon-Chvaicer (Austin, University of Texas Press, 2008).

Mestre Luiz Renato

"The object of this book is to reveal narratives that have been repressed and excluded from the history books and thus to present a far more intricate and detailed study of the development and meaning of capoeira than has been available previously." (p. 2)

Apenas agora me detive e li de ponta a ponta. Uma grande alegria em ver a capoeira tratada em perspectiva histórica, com a profundidade que merece. O livro de Maya Talmon-Chvaicer, The Hidden History of Capoeira: a collision of cultures in the brazilian battle dance (Austin, University of Texas Press, 2008), com acurada sensibilidade antropológica, analisa as simbologias e os seus múltiplos significados na capoeira e traça um belíssimo panorama do desenvolvimento contemporâneo de nossa arte-luta. A autora é professora no Canadá e obteve seu Ph.D. na Universidade de Haifa. Infelizmente, ainda não há tradução para o português.
A obra percorre uma impressionante bibiligrafia, para fazer uma leitura crítica e muito consistente de como se tem construído os discursos, sobretudo acadêmicos, sobre a capoeira. O livro, como promete, desvela narrativas; explora os intrincados caminhos das diversas linguagens da capoeira, para além das já muito ricas expressões do jogo corporal. Aborda os dilemas da expansão da capoeira e questões como a preservação das tradições e os caminhos e descaminhos da dicotomia Angola-Regional no cenário contemporâneo. A reflexão sobre os temas como o tempo e o espaço e o significado da malícia são realmente geniais…
Em um tempo em que ressurge, com muita intensidade, o debate sobre o futuro da nossa arte, e em que muitos apontam (com toda razão, em minha opinião) os riscos da esportivização, é sempre bom retornar aos autores que se dedicaram a estudar a capoeiragem como fenômeno rico e complexo, que não pode ser reduzido a apenas uma dimensão da nossa vida social. 
"So what is capoeira? It is the game of life; the depth, wealth, and variation of the capoeira language; the Capoeiras' social and cultural legacy; their encounters, conflicts, and fusion. Take a turn around the world, comrade" (p. 179).
Fico muito feliz em, de vez em quando, dedicar algumas horas à leitura de autores que exploram esses temas clássicos no campo da nossa capoeiragem. Mais gratificante ainda é encontrar interpretações que vão além, muito além dos padrões da historiografia tradicional.