Centro de Capoeira UnB






O Centro de Capoeira da UnB se originou de Projeto Especial de Extensão desenvolvido, ao longo do ano de 1988, com o apoio do Decanato de Extensão da UnB, intitulado Linguagem do Corpo e Vida Comunitária: Vivenciando a Participação por meio da Capoeira. Mais tarde, em 1990, o projeto adquiriu o formato atual e passou a fazer parte do Programa de Atividades de Extensão Comunitária da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB).

O trabalho com a capoeira desenvolvido no Centro, sob a coordenação do Mestre Luiz Renato e do Mestre Igor, além das aulas práticas regulares e diárias, é caracterizado pela abordagem cultural da capoeira, a partir de iniciativas como o Grupo de Estudos de História da Capoeira, Oficinas de Instumentação Musical e aulas de Maculelê.

Procura-se também a integração das atividades realizadas no Centro às iniciativas acadêmicas promovidas pela Universidade, em perspectiva multidisciplinar, com o propósito de criar um ambiente de reflexão e crítica sobre a atualidade e a história da capoeira no Brasil e no mundo.

---------------------

O Grupo de Capoeira Beribazu foi fundado em 1972, em Brasília, com o objetivo de apresentar uma nova proposta para o ensino da capoeira. Esse projeto, ainda muito atual, fundamenta-se na idéia de que a capoeira não pode estar dissociada de suas raízes culturais e deve ter como meta o desenvolvimento integral do indivíduo, como praticante de uma forma de luta e jogo corporal, mas também como uma prática que proporciona o desenvolvimento da musicalidade, do conhecimento histórico, da ludicidade e do fortalecimento de nossa identidade cultural. De Brasília, o Grupo Beribazu expandiu-se para todo o Brasil e, desde o início dos anos 90, vem se instalando em diversos países.