terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Concurso Fundação Cultural Palmares


Mestre Luiz Renato

Terminaram no dia 20 de dezembro os trabalhos da Comissão Julgadora que avaliou as monografias e dissertações participantes do Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, realizado pela Fundação Cultural Palmares.

Foram apresentados 146 estudos sobre vários temas relacionados à cultura afro-brasileira. Os trabalhos selecionados apresentam ótima qualidade acadêmica, incluindo pesquisas sobre a capoeira, suas tradições, formas de preservação da identidade e de transmissão de saberes ancestrais.

É importante que os excelentes textos sobre a capoeira que participaram do concurso sejam disponibilizados para o público, juntamente com as demais pesquisas, ainda que, inicialmente, em meio digital, pela Internet.

Tive a honra de participar da Comissão Julgadora, que foi composta por 22 pesquisadores de todas as regiões do País, buscando contemplar as diversas áreas de estudo relacionadas às manifestações da cultura negra. Na reunião de avaliação dos trabalhos, várias sugestões foram apresentadas para as próximas edições do Concurso, inclusive a publicação das monografias e dissertações selecionadas.

Segue matéria publicada na Revista Palmares (edição especial, nov. 2010), a respeito do concurso.