quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Programa de estudos


Ao longo do primeiro semestre de 2010, retomaremos algumas leituras básicas sobre a história da capoeira e colocaremos em discussão temas da atualidade.



É importante notar que não há, na organização da programação do GEHC, preocupação de caráter cronológico. A proposta de organização temática envolve, necessariamente, a articulação de assuntos históricos e atuais referentes à arte-luta brasileira.




Apresentamos, abaixo, um temário inicial. No decorrer das atividades, a programação será reestruturada e sempre atualizada e divulgada neste blog. Para cada tema, serão recomendadas leituras, com o objetivo de dinamizar e enriquecer o debate presencial a ser feito. As datas serão divulgadas oportunamente.

- Abordagem inicial da história da capoeira: os estudos clássicos sobre o tema, as leituras tradicionais dos viajantes e folcloristas e as novas perspectivas dos estudos acadêmicos.

- O desenvolvimento da capoeira no cenário da mundialização da cultura e da globalização.

- Aspectos da relação da capoeira com o Estado no Brasil. Da criminalização ao registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

- Escolas e estilos na capoeira: a história da luta e a formação de identidades plurais. A dicotomia angola/regional e a construção dos discursos identitários dos grupos.

- A construção de uma "teoria da capoeira": a capoeira como objeto de estudos acadêmicos e as principais linhas de pesquisa.

Mestre Luiz Renato