quarta-feira, 27 de julho de 2011

Implantação do Grupo de Capoeira Beribazu na Inglaterra e na Polônia


Profº André Luiz Teixeira Reis (André Reis)

O processo de internacionalização de um grupo de capoeira pode ser iniciado por diversas formas. A implantação do Grupo de Capoeira Beribazu na Inglaterra e, posteriormente, na Polônia partiu da iniciativa do, na época, monitor André Reis, supervisionado pelo Centro de Capoeira da UnB.


Esta ação teve como base a atuação do referido monitor como professor na Faculdade de Educação Física, da Universidade de Brasília. Metodologia da Capoeira e Prática Desportiva – Capoeira eram duas das disciplinas de atuação do referido professor. Dando continuidade a sua formação acadêmica, terminou mestrado e obteve carta de aceite para doutoramento na Universidade de Bristol, Inglaterra. Chegou a este país em julho de 1999.

Foi convidado a ministrar aulas de capoeira no Dance Society Union, um clube organizado pelos alunos da UoB para atividades de dança.



Os próprios alunos são sócios ou membros de todos os clubes estudantis organizados. André Reis ministrou aulas e participou de várias apresentações no referido clube. Com o sucesso que a capoeira obteve, fundou seu próprio clube: “University of Bristol Capoeira Club” – afiliado ao Grupo Beribazu de Capoeira, Centro de Capoeira da UnB. Assim, em novembro de 1999, é organizado o primeiro batizado de capoeira Beribazu na Inglaterra.

Na meeting Room, 5º andar, no University of Bristol Union, Queens Road, Clifton,11 alunos foram batizados.

Houve a participação de professores e mestres vindos de Londres, onde André Reis os conheceu, em 1998, quando passou três meses se aperfeiçoando na língua inglesa.

Em junho de 2000, acontece o evento denominado 1st Afro-Brazilian Dance Festival. 18 alunos são batizados e 03 receberam corda azul-marrom. Nesta oportunidade, Mestre Luiz Renato e Mestrando Jorge são os representantes do Centro de Capoeira da UnB e do grupo Beribazu.






Paralelamente ao processo de estabelecimento do grupo na Inglaterra, por pura obra da coincidência, através da internet, jovens poloneses iniciaram contato com André Reis. Dois amigos, Kuba e Kamil, interessados pela arte-luta da capoeira, moradores de Varsóvia, buscavam professores de capoeira para workshops.

André Reis é convidado e, através do sucesso do 1º workshop, em março de 2000, é convidado para ministrar uma série de aulas em Varsóvia, com vistas à implantação do grupo Beribazu naquela capital. Naquele ano, houve encontros com atividades intensivas sobre os fundamentos da capoeira e do grupo Beribazu – Março, Abril, Maio e Junho de 2000.

Em junho, o 1st Afro-Brazilian Dance Festival também acontece em Varsóvia. Vários alunos são batizados. Tendo em vista os estudos acadêmicos, sendo a capoeira o objeto de pesquisa de doutorado, André Reis fixa-se na Polônia por um ano e meio e organiza, em 2001, o 2º festival. 87 alunos são batizados, 23 recebem a corda azul-marrom e André Reis recebe a corda amarela. Mestre Luiz Renato e o então Mestre Jorge estiveram presentes. Mestre Jorge é convidado a permanecer, pois o monitor André Reis precisava retornar à Inglaterra para dar continuidade ao seu doutorado.



De retorno à cidade de Bristol, Inglaterra, André Reis ainda realiza eventos em maio de 2002 e em março de 2003. A partir daí, o estagiário Cláudio Campos, também do Centro de Capoeira da UnB, é convidado para assumir a condução do grupo de Capoeira Beribazu na Inglaterra. Recebe oito meses de curso de inglês custeado pelo clube de capoeira, visto de 1 ano de permanência na Inglaterra, acomodação e salário, como condições previamente organizadas para um bom início de atividades fora do Brasil.