quinta-feira, 7 de julho de 2011

Identidade Beribazu


Comunicação apresentada no II Encontro Docente Beribazu.
Vitória, junho de 2011.

Mestre Luiz Renato - Mestre Igor


É livre a reprodução dos textos do blog, desde que citada a fonte.

O objetivo da exposição consiste em sensibilizar os capoeiristas Beribazu, sobretudo os docentes, acerca do que aqui denominamos Identidade Beribazu. Entendemos que, ao longo de quase quatro décadas de existência, o Grupo Beribazu constituiu uma maneira própria de compreender e vivenciar a capoeira.

Nas duas primeiras décadas de existência, sob a direção do Mestre Zulu, o Grupo formou um patrimônio consistente de idéias e de definições sobre temas centrais na capoeira (sistema de graduação, concepção pedagógica, bases da ética que preside a relação entre os membros). Entretanto, Mestre Zulu decidiu pela desvinculação, por razões pessoais, do Grupo em junho de 1994, publicando sua decisão no Diário Oficial. Em virtude desse fato, e tendo em vista uma base de valores e práticas já existentes entre os mestres do Grupo, a atual configuração do Grupo se formou. Estruturamos, então, um novo Estatuto e toda uma nova concepção institucional.


Entendemos que, quando lidamos com a história de uma instituição como a nossa, temos que ter como princípio fundamental a noção de justiça. Nesse sentido, é muito importante creditar aos mestres e professores, então muito jovens, reunidos naquele momento, a capacidade de lidar com uma situação adversa de forma serena, e com a consciência de que era necessário trabalhar com o grande risco de desagregação causado por uma mudança de rumos repentina. Não houve planejamento nem reflexão sobre o que o futuro nos resguardava - era preciso agir, preservar e demonstrar nossa unidade, sobretudo em razão dos acontecimentos recentes. Naquele momento, então, foi acatado por todos o modelo do Conselho de Mestres. Essa expressão nunca havia sido antes utilizada no Grupo, e não estava prevista nos documentos então existentes.


Os mestres do Grupo em atuação à época tinham todos aproximadamente a mesma idade e experiências semelhantes no universo da capoeira. Não havia uma liderança que se destacasse das demais, e nos vimos diante de uma situação para a qual não houve qualquer discussão e preparação. Era hora de mudar de modelo de organização, mesmo que isso se chocasse com determinadas tradições ou usos em vigor na capoeira. Dessa forma, decidiu-se pela constituição de uma gestão coletiva, inscrita como norma no Estatuto. O Grupo Beribazu não teria mais uma direção centralizada, como ocorreu desde sua fundação até o ano de 1994.


Evento Capoeira UnB
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor
Em uma reunião para a discussão do cenário em que nos encontrávamos, optamos pela formação do Conselho de Mestres (junho de 1994), um modelo de gestão participativa, em que se fortaleceu a contribuição dos docentes e, em especial, dos mestres e contramestres, permitindo uma nova inserção do Grupo Beribazu no cenário capoeirístico nacional e internacional. De lá para cá, o processo foi lento, mas aos poucos vemos crescer o protagonismo do capoeiristas Beribazu e, desde as primeiras graduações, o membro do Grupo procura se informar sobre como participar e contribuir com o fortalecimento da nossa entidade.

Evento Capoeira UnB
Mestre Luiz Renato - Mestre Igor

Em uma realidade cultural extremamente dinâmica, faz-se necessário que retornemos sempre à pergunta: “O que nos faz Beribazu?”. Acreditamos que refletir sobre esse tema é essencial para que tenhamos clareza sobre o que pretendemos para o nosso coletivo.





Treinamento Estagiários e Docentes
Brasília (2011)

Nosso Grupo possui elementos que permitem uma posição de destaque no mundo da capoeiragem. Valorizamos a diversidade cultural e a pluralidade das expressões da capoeira, em todos os grupos e escolas e cultivamos uma postura de humildade e respeito nas rodas, desestimulando as condutas competitivas e que coloquem a performance do capoeirista acima de tudo. E, entre esses aspectos, podemos mencionar uma conduta ética por todos reconhecida; uma das maiores concentrações de produção intelectual em um grupo de capoeira; boa integração no contexto da capoeiragem, pois inexistem conflitos com outras escolas, grupos ou entidades. Dessa forma, cumpre, em nosso trabalho cotidiano, valorizar o Patrimônio Cultural Beribazu e as amizades que construímos nesse longo percurso.

Mostra de Trabalhos Capoeira UnB
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor
Uma das características importantes para a preservação da Identidade Beribazu consiste no fato de que o Grupo não filia docentes. Sabemos que essa é uma prática comum, e respeitamos essas escolhas, principalmente dos jovens capoeiristas que se organizam em associações com projetos inovadores, com uma visão aberta da cultura popular e da capoeiragem. Entretanto, embora não façamos críticas às escolas de capoeira que praticam as filiações, não adotamos essa orientação. Todos os docentes Beribazu foram alunos de capoeira no Grupo antes de iniciarem a ministrar aulas. Essa opção, que é norma inscrita no novo Estatuto do Grupo, é fundamental para a preservação de nossos valores e de nossas concepções relativas à capoeira.


Projeto Comunitário Capoeira Sudoeste (2007)
Professores Baroni, Tulio, Pamplona e Victor Chinês
Coord. Mestre Luiz Renato

Entendemos que é fundamental fortalecer a participação no âmbito do Grupo. Incentivar o debate sobre temas centrais para a capoeira e para o Grupo desde as primeiras cordas. Compatibilizar as tradições da capoeira e o papel do mestre com as características dos novos tempos, em que todos têm amplo acesso às informações e condições de opinar e contribuir para o desenvolvimento do coletivo. Cabe a cada docente desenvolver, em cada aluno, o compromisso com o Grupo e uma inserção participativa no contexto da capoeiragem em geral.




Roda Capoeira UnB - Renatinha, Profa. Karlinha, Mestre Bogado (RJ) e Contramestre Paulo
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor