sábado, 30 de janeiro de 2010

Na Roda de Capoeira

Castro, Maurício Barros de. Na Roda da Capoeira. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFC, 2008.
44 p.






Para dar início aos trabalhos do Grupo de Estudos, distribuímos cópia do livreto Na Roda da Capoeira, de Maurício Barros de Castro.

Trata-se de um trabalho sintético, elaborado sem pretensões acadêmicas, porém instigante. O autor retoma algumas questões clássicas no debate sobre a história da capoeira, como a origem e o surgimento dos primeiros registros nas cidades brasileiras, e discute temas muito atuais. Após uma breve descrição do processo de formação da capoeira atual, com a configuração em escolas tradicionais, o trabalho aborda o tema das formas de transmissão dos saberes na capoeira e traça uma rápida descrição da roda de capoeira, com destaque para a bateria e para os principais ritos.

O autor, Maurício Barros de Castro, é um pesquisador que se dedica há vários anos ao estudo da capoeira. É doutor em história social e pesuisador do Núcleo de Estudos em Hitória Oral da USP. O livreto foi preparado para uma exposição realizada na Galeria Mestre Vitalino, no período de 24 de abril a 6 de julho de 2008.

Trata-se, portanto, de uma boa leitura para uma primeira aproximação do tema, mas também interessante para estimular a reflexão sobre temas atuais para os que já têm familiaridade com a literatura sobre a história da capoeira.

Encontramos uma versão eletrônica do texto, sem as ilustrações e a bibliografia, no site do Grupo de Capoeira Angola N´Golo, com sede no Rio de Janeiro (http://www.angolangolo.com/). Vale a pena dar uma olhada geral no site, que traz informações, fotos e vídeos muito interessantes.

Para acesso ao texto, clique no link abaixo:

http://www.angolangolo.com/textos/na_roda_de_capoeira_mbc.pdf

Mestre Luiz Renato