domingo, 28 de novembro de 2010

Beribazu debate políticas para a capoeira



No período de 22 a 27 de novembro, o Grupo Beribazu realizou, em Joinville, o evento Venha Ver Catarina, juntamente com o VI Festival Cultural Beribazu. O evento foi organizado pela Professora Karlinha, com a colaboração dos Professores Juliano e Chico e alunos do Grupo na cidade. O evento contou com a importante colaboração da Fundação Cultural de Joinville.

Foram realizadas oficinas, palestras, cerimônia de batismo e entrega de graduações e muitas rodas de capoeira. Na programação do evento, destacou-se a iniciativa da realização de uma mesa-redonda sobre as políticas públicas para a capoeira.

O objetivo da mesa foi levar para a cidade de Joinville informações sobre as iniciativas governamentais relacionadas à capoeira em andamento, principalmente o Programa Pró-Capoeira. Dessa forma, os Mestres Zulu (Brasília), Luiz Renato (Brasília), Falcão (Goiânia) e Fábio (Vitória), participantes desses eventos, colocaram em discussão com o público presente os principais temas discutidos nos três encontros, realizados no Rio de Janeiro, no Recife e em Brasília.

Mestre Zulu fez um relato geral dos eventos, destacando as temáticas trabalhadas em cada um, informando ao público sobre as principais demandas levantadas; Mestre Falcão enfatizou a importância da informação e da preparação dos capoeiristas desde o início de sua formação, para a discussão do desenvolvimento da capoeira no contexto social; Mestre Fábio tratou da questão esportiva, apontando as oportunidades e os riscos referentes à expansão da capoeira como desporto pelo mundo. Abordou também a temática, muito discutida atualmente, da possível inclusão da capoeira nas Olimpíadas; Mestre Luiz Renato discutiu os fundamentos da relação da capoeira com o Estado, enfocando os desafios das políticas governamentais para apoiar o desenvolvimento da capoeira respeitando sua diversidade cultural, preservando suas tradições e, ao mesmo tempo, sua dinâmica histórica.

Mestre Zulu


Nos debates, foi possível identificar o interesse da comunidade local em acompanhar os desdobramentos das iniciativas do Poder Público relacionadas à capoeira. Percebe-se um crescente esclarecimento dos capoeiristas sobre a importância das políticas públicas e do papel da comunidade participando em todo o processo, do levantamento de prioridades à implementação das ações nas diversas áreas da atuação governamental.


Professora Karlinha

Nossos parabéns à Professora Karlinha e a todo o Grupo Beribazu Joinville pela iniciativa de aprofundar o debate sobre a capoeira e incentivar a participação de todos, independentemente da condição de aluno, professor ou mestre, enriquecendo as discussões. O trabalho desenvolvido pela Professora Karlinha em Joinville é coordenado pelo Mestre Luiz Renato e pelo Mestre Igor.



Da esq. paraa  dir.: Mestre Bill, Mestre Igor, Profa. Karlinha, Mestre Zulu, Mestre Luiz Renato, Mestre Falcão, Mestre Nanã, Mestre Fábio, Prof. Chico. Agachados: Prof. Juliano e Contramestre Léo Brasil




Profa. Karlinha e Mestres Luiz Renato, Zulu, Falcão e Fábio

Oficina da Professora Irene Zanga