GEHC

Grupo de Estudos de História da Capoeira - GEHC

O Grupo de Estudos de História da Capoeira (GEHC) tem por objetivo organizar e dar continuidade às iniciativas de estudos e pesquisa que são desenvolvidas desde a fundação do Centro de Capoeira da UnB, em 1990.

O GEHC se reúne mensalmente para a discussão de temas ligados à história e à atualidade da capoeira no Brasil e no mundo.

A proposta do GEHC é analisar fontes bibliográficas e audiovisuais sobre a história da capoeira e discutir os caminhos trilhados por essa arte-luta. Dessa forma, busca-se a compreensão de sua inserção na sociedade brasileira e da dinâmica da mundialização da cultura. Dessa forma, procura-se tomar a história da capoeira como ponto de partida para a problematização de questões relativas à formação histórica, econômica e cultural da sociedade brasileira, em sua dinâmica, seus conflitos e suas contradições.

As reuniões são abertas a todos os usuários regularmente inscritos no Programa de Atividades Comunitárias – FEF/UnB e demais interessados nos temas em debate.

A finalidade deste blog é, portanto, servir de apoio às atividades presenciais organizadas pelo GEHC, indicando fontes para a pesquisa e disseminando informações sobre a história da capoeira e de outras manifestações da cultura brasileira. Não temos a pretensão de apresentar um repertório exaustivo de informações históricas sobre a capoeira, mas de informações dirigidas às atividades realizadas pelo Grupo.

Pretendemos, assim, oferecer elementos capazes de ampliar o universo de reflexão e de crítica do praticante da capoeira. O GEHC busca estabelecer conexões entre os campos da pesquisa e da prática da capoeira tomando, sempre, por base a vivência do capoeirista e os temas que emergem do cotidiano do praticante, seja ele aluno, profesor ou mestre dessa arte.