quarta-feira, 6 de abril de 2011

Minicurso

CAPOEIRA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS

Promoção: Secretaria de Educação do DF– DRE/GUARÁ
Carga Horária: 6 h.
Ministrante: Luiz Renato Vieira


A capoeira tornou-se uma das modalidades de luta mais praticadas pelos jovens brasileiros a partir da década de 1980. Mais recentemente, a capoeira ganhou o mundo, e tornou-se um dos principais símbolos da cultura brasileira no exterior. O crescimento de sua prática como alternativa brasileira de atividade física e instrumento pedagógico amplamente difundido em escolas e universidades tem representado uma grande abertura de oportunidades profissionais para professores de educação física e professores e mestres de capoeira que, cada vez mais, percebem a importância de obterem também qualificação profissional e formação acadêmica.

Percebe-se, no entanto, que embora esse salto no conhecimento sobre a capoeira também venha ocorrendo no plano das ciências humanas (sociologia, antropologia, educação e história) não tem ocorrido boa divulgação desse conhecimento entre os professores e praticantes da modalidade. Nos últimos vinte anos, sobretudo, há um sólido conhecimento sobre a história da capoeira sendo desenvolvido nas universidades e divulgado em publicações e em dissertações de mestrado e teses doutorais defendidas no Brasil e no exterior.

Tendo em vista esse contexto, será realizado, com o apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal, o curso Capoeira: Perspectivas Históricas e Desafios Atuais que, de maneira sucinta, pretende levar aos capoeiristas, mestres, professores e demais interessados informações sistematizadas sobre os principais no debate acadêmico e em relação às políticas para a capoeira.


Em virtude da carga horária reduzida, o curso tem o caráter de introdução aos temas abordados. Pretende, sobretudo, indicar fontes para estudo e gerar inquietações intelectuais sobre a história e os rumos atuais da capoeiragem no Brasil e no mundo.


As inscrições são gratuitas. Será fornecido material didático e certificado.


Temas:

1. Noções de história da escravidão e as teses sobre as origens da capoeira

2. A capoeiragem carioca, a vadiação baiana e outras manifestações da capoeiragem

2. A formação das principais escolas da capoeira: Angola e Regional em perspectiva histórica

4. Capoeira e identidade nacional: estruturação dos discursos e apropriações da memória histórica

5. Formas de organização da capoeira no cenário cultural e desportivo nacional

6. Capoeira e mundialização da cultura: a identidade cultural brasileira e os desafios da globalização


Inscrições:

DRE/Guará – Brasília
QE 38, área especial D
Tel.: 39016657

Nenhum comentário: