quinta-feira, 7 de julho de 2011

Identidade Beribazu


Comunicação apresentada no II Encontro Docente Beribazu.
Vitória, junho de 2011.

Mestre Luiz Renato - Mestre Igor


É livre a reprodução dos textos do blog, desde que citada a fonte.

O objetivo da exposição consiste em sensibilizar os capoeiristas Beribazu, sobretudo os docentes, acerca do que aqui denominamos Identidade Beribazu. Entendemos que, ao longo de quase quatro décadas de existência, o Grupo Beribazu constituiu uma maneira própria de compreender e vivenciar a capoeira.

Nas duas primeiras décadas de existência, sob a direção do Mestre Zulu, o Grupo formou um patrimônio consistente de idéias e de definições sobre temas centrais na capoeira (sistema de graduação, concepção pedagógica, bases da ética que preside a relação entre os membros). Entretanto, Mestre Zulu decidiu pela desvinculação, por razões pessoais, do Grupo em junho de 1994, publicando sua decisão no Diário Oficial. Em virtude desse fato, e tendo em vista uma base de valores e práticas já existentes entre os mestres do Grupo, a atual configuração do Grupo se formou. Estruturamos, então, um novo Estatuto e toda uma nova concepção institucional.


Entendemos que, quando lidamos com a história de uma instituição como a nossa, temos que ter como princípio fundamental a noção de justiça. Nesse sentido, é muito importante creditar aos mestres e professores, então muito jovens, reunidos naquele momento, a capacidade de lidar com uma situação adversa de forma serena, e com a consciência de que era necessário trabalhar com o grande risco de desagregação causado por uma mudança de rumos repentina. Não houve planejamento nem reflexão sobre o que o futuro nos resguardava - era preciso agir, preservar e demonstrar nossa unidade, sobretudo em razão dos acontecimentos recentes. Naquele momento, então, foi acatado por todos o modelo do Conselho de Mestres. Essa expressão nunca havia sido antes utilizada no Grupo, e não estava prevista nos documentos então existentes.


Os mestres do Grupo em atuação à época tinham todos aproximadamente a mesma idade e experiências semelhantes no universo da capoeira. Não havia uma liderança que se destacasse das demais, e nos vimos diante de uma situação para a qual não houve qualquer discussão e preparação. Era hora de mudar de modelo de organização, mesmo que isso se chocasse com determinadas tradições ou usos em vigor na capoeira. Dessa forma, decidiu-se pela constituição de uma gestão coletiva, inscrita como norma no Estatuto. O Grupo Beribazu não teria mais uma direção centralizada, como ocorreu desde sua fundação até o ano de 1994.


Evento Capoeira UnB
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor
Em uma reunião para a discussão do cenário em que nos encontrávamos, optamos pela formação do Conselho de Mestres (junho de 1994), um modelo de gestão participativa, em que se fortaleceu a contribuição dos docentes e, em especial, dos mestres e contramestres, permitindo uma nova inserção do Grupo Beribazu no cenário capoeirístico nacional e internacional. De lá para cá, o processo foi lento, mas aos poucos vemos crescer o protagonismo do capoeiristas Beribazu e, desde as primeiras graduações, o membro do Grupo procura se informar sobre como participar e contribuir com o fortalecimento da nossa entidade.

Evento Capoeira UnB
Mestre Luiz Renato - Mestre Igor

Em uma realidade cultural extremamente dinâmica, faz-se necessário que retornemos sempre à pergunta: “O que nos faz Beribazu?”. Acreditamos que refletir sobre esse tema é essencial para que tenhamos clareza sobre o que pretendemos para o nosso coletivo.





Treinamento Estagiários e Docentes
Brasília (2011)

Nosso Grupo possui elementos que permitem uma posição de destaque no mundo da capoeiragem. Valorizamos a diversidade cultural e a pluralidade das expressões da capoeira, em todos os grupos e escolas e cultivamos uma postura de humildade e respeito nas rodas, desestimulando as condutas competitivas e que coloquem a performance do capoeirista acima de tudo. E, entre esses aspectos, podemos mencionar uma conduta ética por todos reconhecida; uma das maiores concentrações de produção intelectual em um grupo de capoeira; boa integração no contexto da capoeiragem, pois inexistem conflitos com outras escolas, grupos ou entidades. Dessa forma, cumpre, em nosso trabalho cotidiano, valorizar o Patrimônio Cultural Beribazu e as amizades que construímos nesse longo percurso.

Mostra de Trabalhos Capoeira UnB
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor
Uma das características importantes para a preservação da Identidade Beribazu consiste no fato de que o Grupo não filia docentes. Sabemos que essa é uma prática comum, e respeitamos essas escolhas, principalmente dos jovens capoeiristas que se organizam em associações com projetos inovadores, com uma visão aberta da cultura popular e da capoeiragem. Entretanto, embora não façamos críticas às escolas de capoeira que praticam as filiações, não adotamos essa orientação. Todos os docentes Beribazu foram alunos de capoeira no Grupo antes de iniciarem a ministrar aulas. Essa opção, que é norma inscrita no novo Estatuto do Grupo, é fundamental para a preservação de nossos valores e de nossas concepções relativas à capoeira.


Projeto Comunitário Capoeira Sudoeste (2007)
Professores Baroni, Tulio, Pamplona e Victor Chinês
Coord. Mestre Luiz Renato

Entendemos que é fundamental fortalecer a participação no âmbito do Grupo. Incentivar o debate sobre temas centrais para a capoeira e para o Grupo desde as primeiras cordas. Compatibilizar as tradições da capoeira e o papel do mestre com as características dos novos tempos, em que todos têm amplo acesso às informações e condições de opinar e contribuir para o desenvolvimento do coletivo. Cabe a cada docente desenvolver, em cada aluno, o compromisso com o Grupo e uma inserção participativa no contexto da capoeiragem em geral.




Roda Capoeira UnB - Renatinha, Profa. Karlinha, Mestre Bogado (RJ) e Contramestre Paulo
Coord. Mestre Luiz Renato - Mestre Igor




3 comentários:

Eder Lira disse...

Mestres

Visitei o blog e achei muito interessante o aprendizado capoeirístico também através desta ferramenta.
Convido a vocês a visitarem minha página.
Grande Abraço
Eder Lira (Scooby Doo-Aluno Graduado corda Marron)

Ju Monteiro disse...

Olá Mestre Luiz Renato!
É sempre bom ler seu blog. Bem legal o post de hoje. Gostei de saber um pouco mais da história do grupo Beribazu. Seu blog está linkado tanto no meu blog, quanto no blog do festival do Mestre Ratto. Abraços de Fortaleza.

Mestre Luiz Renato disse...

Obrigado, Eder. Vamos ficar em contato.

Obrigado, Juliana. Parabéns pelo importante trabalho que você realiza. Temos recebido muitas visitas por intermédio da sua página. Mestre Ratto esteve com a gente nessa semana. Um abraço e sigamos em frente.
Luiz Renato