Mestre Luiz Renato
A capoeira tornou-se uma das modalidades de luta mais praticadas pelos jovens brasileiros de diversos estratos sociais a partir da década de 1980. Na década seguinte, a expansão da capoeira pelo mundo foi marcante, tornando a luta um dos principais símbolos da cultura brasileira no exterior. O crescimento de sua prática como alternativa brasileira de prática cultural, atividade física e instrumento pedagógico amplamente difundido em escolas e universidades, tem representado uma grande abertura de oportunidades profissionais para professores de educação física e professores e mestres de capoeira que, cada vez mais, percebem a importância da qualificação e da preparação para o mercado.
Em parceria com o Centro Cultural Água de Beber (CECAB) coordenado pelo Mestre Ratto (Fotaleza), o Grupo de Estudos de História da Capoeira está organizando uma série de cursos, no Brasil e no exterior, com o propósito de possibilitar, ao professor e mestre de capoeira, o aprofundamento da discussão de temáticas históricas e atuais relacionadas à capoeira e à cultura brasileira em geral.
Entendemos que a qualificação profissional é uma exigência dos novos tempos, e o professor e o mestre de capoeira precisam reciclar seus conhecimentos e acompanhar o que vem sendo produzido no ambiente acadêmico sobre a nossa arte-luta.
Mestre Ratto: Coordenador do CECAB |
Percebe-se, no entanto, que embora um salto no conhecimento sobre a capoeira venha também ocorrendo no plano das ciências humanas e sociais, não tem ocorrido boa divulgação dessas informações entre os professores da luta. Tendo em vista este contexto, o curso de Introdução à História da Capoeira pretende levar à comunidade de praticantes e professores da modalidade e demais interessados informações sistematizadas sobre os principais avanços recentes no campo da história da capoeira.
Negros Lutando, Brasil. Augusto Earle, 1822
Já foram realizados cursos, sob a coordenação do Mestre Ratto, em Fortaleza e em Setúbal (Portugal), onde o CECAB está instalado com o núcleo de ensino do Graduado Goiaba. Outras iniciativas estão previstas para o ano de 2011. A iniciativa merece registro, tendo em vista se tratar de um grupo de professores extremamente qualificados e interessados no aprofundamento dos estudos sobre a capoeiragem e sua história.
A oportunidade de dialogar com esse público, sobretudo com os professores e mestres instalados no exterior há vários anos, é, de fato, profundamente enriquecedora. A cada encontro realizado, retorno com uma agenda de pesquisa e reflexão que surge dos questionamentos formulados pelos participantes, que possuem longa experiência no ensino da capoeira. É, portanto, para mim, uma excelente oportunidade de aprendizado.
Temas abordados:
1. Introdução à discussão sobre o Tráfico Atlântico de escravos, a escravidão no Brasil
2. A formação da cultura escrava urbana no Brasil
3. O percurso da história da capoeira: viajantes, folcloristas e acadêmicos
4. Teses sobre as origens da capoeira e primeiros registros históricos
8. Formas de organização da capoeira no cenário cultural e desportivo nacional
9. Capoeira e globalização: a identidade cultural brasileira na nova ordem mundial.
A iniciativa consiste em versão reformulada e atualizada de curso ministrado na Universidade de Brasília, em três ocasiões, na modalidade Curso de Extensão, com ampla participação da comunidade da capoeira do Distrito Federal.
2 comentários:
Parabéns pelo excelente Blog e pela divulgação séria de uma arte que encanta a tantos em muitas partes do mundo.
Ricard Nascimento
Cangaceiro
Obrigado, Cangaceiro. Seu trabalho vem enriquecendo muito a pesquisa sobre a capoeira na Europa. Foi um prazer e uma honra trabalhar com você no curso em Setúbal. Esperamos em breve poder divulgar sua contribuição sobre o tema no blog.
Luiz Renato
Postar um comentário